Entrevista

Entrevista do Mês Celso Dornelles
Joalheiro Designer


E-mail: c.dornelles@terra.com.br**as imagens e texto desta coluna são de propriedade do designer e sua empresa. cópias e utilização deste material em outros sites sem autorização do proprietário e do portal das jóias estão proibidas**

Celso Dornelles, joalheiro designer, com formação na Itália, no Istituto Poligrafico Zecca dello Stato, onde teve seu atelier em Roma por 24 anos, criando jóias, ministrando cursos e executando restauro de jóias antigas.
Voltou ao Brasil em 1995 para Porto Alegre/RS, onde fundou e coordena o Núcleo de Design de Jóias/RS da Apdesign e é responsável no Centro de Design na Universidade da Feevale RS pelo Núcleo Gemas e Jóias.

Cria jóias exclusivas, coleções para indústrias nacionais, internacionais e participou do Programa Integrado de Exportação South Brazilian Design do Sebrae/RS. Seus trabalhos foram expostos no Louvre em Paris, na Expo'98 em Lisboa, na Hong Kong Fair, como também fazem parte de vários catálogos e revistas, tais como, Brazilian Jewels Designers, Caderno Tendência 2003 (IBGM), Vogue Jóias, etc.

Celso Dornelles foi consultor do Portal das Jóias para a coluna História da JoalheriaAnel exposto na EXPO98, Lisboa e na Hong Kong Jewelry FairAnel exposto na mostra de jóias brasileiras no Louvre em Paris paralela ao World's Best Jewelry Designer

*Portal das Jóias: Como foi o início de sua carreira como profissional designer? Qual o segredo do seu sucesso?
Celso Dornelles: Tudo começou quando decidi conhecer Europa – Itália onde acabei ficando 25 anos em Roma e tive a oportunidade de trabalhar em um atelier de jóias e ao mesmo tempo frequentar a Scuola del Arte dela Moneta – Poligrafico dello Stato. Mas tarde tive meu próprio atelier criando jóias exclusivas e para a Joalheria Ghirlanda, grande joalheria no centro de Roma. Meu trabalho ficou conhecido no Brasil do momento em que tive um anel exposto no Louvre – Paris, em ocasião da Exposição Jóias Brasileiras e também com um outro anel exposto na Expo 98 em Lisboa e Hong Kong.

Acredito que parte de sucesso de cada um dependa do grau de profissionalismo e criatividade.
*Portal das Jóias: Como você analisa o mercado atual de jóias e qual a sua perspectiva para o segundo semestre?
Celso Dornelles: O mercado atual das jóias encontra-se em uma das melhores fase de reconhecimento e um dos fatores que favoreceu e colaborou foram a aplicação do design e a classificação em vários concursos internacionais de jóias.
Penso que de agora em diante a jóia brasileira começou a ter peso e valor.

*Portal das Jóias: Podemos comparar a trajetória da moda em jóias e acessórios no Brasil, semelhante a estrangeira? Comente
Celso Dornelles: Acredito que não, ainda copiamos e não temos uma identidade própria, somos influenciados, embora a mundialização esteja modificando essa trajetória; somos moda, estamos na moda, lançamos moda; estamos traçando a nossa trajetória.

*Portal das Jóias: Na sua opinião qual a importância da participação de empresários e profissionais do setor em feiras nacionais? E nas internacionais?
Celso Dornelles: E lógico que é fundamental a participação em feiras, e atualização, conhecimento, tendências, análise da concorrência, enfim é a vitrine do teu setor.

*Portal das Jóias: Como professor de moda e design qual o método de ensino você utiliza com pessoas sem experiência alguma?
Celso Dornelles: Em primeiro lugar não sou professor de moda. A única coisa que sei e que a moda anda paralela ao mundo das jóias. O curso que tenho ministrado e direcionado ao público em geral e estudantes com o objetivo de desenvolver a habilidade, incentivar a criatividade e o raciocínio para soluções práticas na fabricação de jóias.

*Portal das Jóias: Qual é a maior preocupação que um designer deve ter como profissional de ensino?
Celso Dornelles: Capacitar o aluno para o profissionalismo, transmitir todos os conhecimentos, e procurar não influenciá-lo e sim facilitar a sua capacidade criativa.

Anel exposto na EXPO98 Lisboa e na Hong Kong Jewelry Fair.
Anel exposto na mostra de jóias brasileira no Louvre em Paris paralela ao World's Best Jewelry Designer


*Portal das Jóias: Na sua opinião, a metodologia de ensino utilizada no Brasil, na área de design de jóias, acompanha outros países?

Celso Dornelles: Acredito que não. Os nossos cursos são novos demais para comparar com dos outros países.

*Portal das Jóias: Acompanhando a transformação de quase tudo o que nos cerca, as jóias, as bijuterias e os acessórios modernos são criados em formas e com uso de materiais que chegam a surpreender. Você já trabalhou, trabalha ou pensa em desenvolver peças com design em materiais alternativos?
Celso Dornelles: Nas minhas Jóias Exclusivas não uso materiais alternativos, mas já desenvolvi para empresas coleções com aplicações em borracha, tanto em jóias de ouro como de prata.

*Portal das Jóias: Maio foi o mês das noivas. Fale-nos um pouco sobre a moda em jóias acessórios oferece para as noivas.
Celso Dornelles: Por sinal é o mês que tenho mais encomenda de jóias exclusivas para noivas, mãe de noivas e participantes da grande festa. A novidade, são tiaras estilizadas, apliques para o vestido ou cabelo, véus com fios de ouro e cristais e alianças exclusivas. Gostei de confeccionar uma tiara em ouro branco diamantes e ametista, acompanhada de um colar em ouro branco e diamantes em torno do colo que se aprolonga nas costa com uma grande gota pendente de ametista enriquecendo o grande decote.




*Portal das Jóias: O designer e joalheiro Celso Dornelles alcançou, pelo glamour do design de suas jóias e acessórios, considerável destaque no mercado nacional. Se tivesse que dar um conselho a quem está começando agora, qual seria?

Celso Dornelles: É fundamental registrar a nossa trajetória , que quero dizer com isso; que é importante registrar, conservar , organizar o nosso portifolio desde o início de nossa carreira, estudantil ,estágio, trabalhos em destaque, prêmios etc...
É o registro e a prova do nosso curriculum.


Foto: Valdemar OvellarSoledade Gem & Mineral Fair 2005
A Feira de Gemas e Minerais de Soledade - RS chegou à quinta edição e foi o maior sucesso, consagrando-se a maior da América Latina e consolidando-se cada vez mais no calendário internacional de feiras.


A feira apresentou uma quantidade expressiva de minerais, artefatos, jóias epedras preciosas lapidadas, contando com a presença de vários compradores de todo o mundo.O grande destaque foi o maior geodo deAmetista do mundo.

Lançamento na Soledade Gem&mineral Fair 2005 - Soledade/RS

Massagiadores para os pés com a energia das pedras preciosas by Dornelles
(Produto patenteado)


Cristal de Rocha - luz e energia: Limpa a aura, promove intuição, alegria e energia


Quarzo Rosa "pedra do amor ": promove confiaça, bem estar e sensação de beleza

Foto: Valdemar Ovellar
Massagiadores para os pés com a energia das pedras preciosas by Dornelles (Produto patenteado)

Cristal de Rocha - luz e energia: Limpa a aura, promove intuição, alegria e energia
Foto: Valdemar Ovellar


Nenhum comentário: