"A HISTÓRIA DA JÓIA É TÃO ANTIGA QUANTO A VAIDADE HUMANA"

As jóias, desde o princípio da civilização, foram para o homem objetos com quais o mesmo procurou compensar as suas inseguranças fundamentais: a vaidade, asuperstição e o desejo de riqueza material. Muitas vezes, o estudo das jóias, consegue reconstituir melhor a história do homem através de suas crenças e superstições, costumes, estrutura econômica e conhecimentos tecnológicos do que outros materiais menos duradouros. Alguns objetos pessoais foram encontrados em época precedente ao período Paleolítico, na maioria dentes e unhas de animais,esqueletos de peixes, conchas, etc. Nos ditos "povos primitivos" a raridade do objeto utilizado dava distinção àquele que o possuísse, caracterizando a função social do mesmo: líder, guerreiro, caçador, etc. São exemplos:
* (fig. 1 - colar de conchas do período neolítico - 1.500 a.C.) as conchas, amplamente utilizadas no neolítico, continuaram a ser utilizadas pelas egípcias como proteção contra a esterilidade.

* (fig. 2 - colar de dentes de javali - Brasil) fila de dentes de animais simbolizando a força física e a classe dos caçadores.

* (fig. 3 - colar amuleto em âmbar - Equador) materiais utilizados como amuleto para proteção

.

Por Celso Dornelles - Joalheiro Designer
Artigo de pesquisa pessoal.

Nenhum comentário: