A Joalheria Egípcia

Os Egípcios dominavam o conhecimento de muitas técnicas de trabalho emmetal, entre elas a marchetaria, a incisão, o esmalte e o relevo; utilizando na elaboração das jóias várias pedras, tais como: coralina, lápis-lazúli, turquesas. Apesar disso, devido à escassez de pedras, os egípcios desenvolveram a habilidade em imitar seu efeito mediante o uso de pasta vítrea e da cerâmica.

Peitoral de Tutankhamon em ouro, machetado
com lapis-lazúli e vidro colorido, simbolizando
um urubu divinidade protetora do Alto Egito




A Joalheria Egípcia era caracterizada pelas formas, pela constante função decorativa e pelo grande uso de simbolismos. Os simbolismos, comoserpentes, escorpiões e outros animais, tinham a função de afugentar os espíritos malignos. O símbolo mais conhecido é o escaravelho inciso com vários tipos de pedras, simbolizando a imortalidade. A joalheria dos talismãs era destinada especialmente para os mortos, oferecendo assim, a proteção para a outra vida. Já as jóias dos faraós, eram preparadas desde o momento da posse do trono; uma inteira coleção, que assegurava a ocupação constante dos joalheiros.

1. acima a esquerda:
Peruca e corroa da princesa Sat Hathor- Iunet, com
tiara em ouro marchetado com laplazúli, porcelana e tubos de ouro na peruca
(1850 a.C)

2. acima a direita :
Peitoral -Peitoral de Tutankhamon com o escaravelho
( simbolo da imortalidade) e o olho de Wedjet da divinidade celeste Horus.

3. abaixo a esquerda:
Peitoral simbolizando um falcão pronto para machetarde turquesas,lapislazúli,pasta vitria ou porcelana

4. abaixo a direita:
Bracelete para o tornozelo em ouro e lapis-lazúli com escaravelho alado segurando um disco representanto o sol


Em vida, a dinastia Egípcia, usava todos os tipos de jóias: colares, diademas, coroas; sendo que os brincos só foram conhecidos no Novo Reino, introduzidos pela Ásia, onde eram populares. Os colares foram populares em todo o Antigo Egito, o mais conhecido era chamado de "grande colar", composto de filas de pedras enfiadas verticalmente e dispostas em semicírculos concêntricos com acabamento em ouro e um cordão para prendê-los ao pescoço. A mais surpreendente forma de ornamento foram os "peitorais", a coleção encontrada na tomba de Tutankhamon é um exemplo, não só do brilhante trabalho artesanal, mas da esplendida e quase completa coleção de símbolos mágicos da mitologia egípcia.

Por Celso Dornelles - Joalheiro Designer
Pesquisa Pessoal.

Nenhum comentário: